2.º aniversário do Trilho Panorâmico do Tejo

25-02-2024 09:00
Vila Nova da Barquinha - Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha

9h00 | percurso interpretativo

O Trilho Panorâmico do Tejo (GR12 E7 - Grande Rota do Tejo - Etapa Panorâmica do Tejo – Almourol), foi inaugurado em fevereiro de 2022 e homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal em julho do mesmo ano.
Com uma extensão de cerca de 10 quilómetros e um grau de dificuldade baixo, proporciona uma enriquecedora viagem de descoberta do património natural, paisagístico e cultural da zona ribeirinha dos rios Zêzere e Tejo.
Integrado no projeto Rotas e Percursos do Médio Tejo, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), pode ser feito a caminhar ou a pedalar sempre à beira rio, em qualquer altura do ano, num percurso linear, entre a foz do rio Zêzere e Vila Nova da Barquinha.
Com passagem no Castelo de Almourol, monumento nacional, o trajeto dispõe de passadiços, corrimões, miradouros e áreas de lazer ao longo de toda a extensão. O Fluviário Foz do Zêzere, a Igreja Matriz de Tancos, o Parque de Escultura Contemporânea e o Centro de Interpretação Templário são outras atrações deste percurso, rico em património histórico e natural.

Tipo de percurso: linear
Duração: 2h30
Aconselhável M/12

Transporte em autocarro para o ponto de partida (lugares limitados), com embarque no Centro Cultural