Altice investe em fibra ótica em Vila Nova da Barquinha

protocolo altice

A Altice Portugal e o Município de Vila Nova da Barquinha celebraram, no dia 14 de abril, no Centro Cultural, um Protocolo de Investimento em Fibra Ótica de nova geração no concelho, de forma a aumentar a área de cobertura neste território.
Num momento em que as comunicações se tornam críticas e imprescindíveis, a Altice vai reforçar as redes que capacitem Vila Nova da Barquinha para a transformação digital que se vive, potenciando a igualdade de oportunidades em todas as regiões, independentemente da sua densidade populacional ou dimensão.
O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, Fernando Freire, e pelo Chief Technology Officer da Altice Portugal, João Teixeira, na presença de autarcas e jornalistas.
Para o responsável pelo executivo camarário, “trata-se de um investimento crucial para o desenvolvimento da economia, promoção da qualidade de vida e bem-estar das populações e aumento da competitividade das empresas”.
Fernando Freire salientou também a necessidade de reforçar a rede móvel na zona norte da freguesia da Praia do Ribatejo, nas localidades de Cafuz, Limeiras e Matos.
Até ao final de 2021, pretende-se alcançar uma taxa igual ou superior a 90% dos fogos do concelho com acesso a este serviço.
O administrador da empresa lembrou que em simultâneo com a instalação da fibra ótica, a empresa fará a remoção da rede de cobre do solo. João Teixeira frisou que “as autoestradas da informação vão estar disponíveis para os cidadãos e para o tecido empresarial de Vila Nova da Barquinha”.
Após a cerimónia, a comitiva da Altice Portugal visitou ainda a Bilioteca-Arquivo Templário e o Centro de Interpretação Templário de Almourol.

Revista municipal é exemplo nacional

barquinhaviva

A celebrar 15 anos de existência, a revista municipal “Barquinha Viva” foi reconhecida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), como uma das boas práticas da Administração Pública (AP) em Portugal.
A publicação oficial do Município está, desde agosto de 2014, incluída no Mapa de Boas práticas da AP do site da Rede Comum do Conhecimento, uma Rede que apoia e fomenta a partilha de Boas Práticas na Administração Pública, inserida na AMA - Agência de Modernização Administrativa, sob a tutela da Presidência de Conselho de Ministros.
Numa altura em que as plataformas digitais assumem uma componente importantíssima na comunicação, a revista passou a ser publicada em formato exclusivamente digital. A opção da autarquia visa economizar recursos e tirar partido das novas tecnologias de informação, continuando a estabelecer um elo de ligação com os seus munícipes.
O número 31 da revista municipal de Vila Nova da Barquinha (julho de 2014) foi o primeiro em versão exclusivamente digital, que prescinde assim da publicação em papel.
A “Barquinha Viva” foi publicada pela primeira vez em dezembro de 1999. Surgiu com o objetivo de colmatar a escassez de informação acerca da atividade municipal veiculada para o exterior, num formato e numa linguagem acessível ao comum dos cidadãos. Sem periodicidade certa e com uma tiragem média de 4000 exemplares por edição, era distribuída em todo o concelho.
Atualmente, e com o início da publicação em versão unicamente eletrónica, o objetivo do Município é oferecer informação de qualidade, que vá de encontro aos atuais padrões de exigência dos cidadãos, em suportes modernos e de baixo custo.