Amor Electro animam Feira do Tejo

amor electro

O multipremiado espaço do Barquinha Parque, sete hectares à beira Tejo, em Vila Nova da Barquinha, prepara-se para acolher cinco dias de folia e animação. Entre 9 e 13 de junho, realiza-se na sede do concelho de Vila Nova da Barquinha mais uma edição da Feira do Tejo, evento que atrai anualmente milhares de visitantes.

Com um programa que inclui atividades para toda a família, o grande destaque vai para a feira de artesanato e para as tasquinhas, pretextos para um passeio ou um jantar numa noite quente de Santo António, o padroeiro da vila.

Além das sardinhas e dos majericos, a música é um dos grandes atrativos do evento maior do concelho de Vila Nova da Barquinha. Este ano, os festejos iniciam-se com a atuação dos Moonshiners, banda sob a alçada de influências tão distintas como Robert Johnson e Amália Rodrigues e misturas feitas dos ritmos dos blues e do country, das harmónicas estridentes e dos riffs explosivos (9 jun). No dia de Portugal, espera-se uma noite memorável, vivida e cantada em uníssono, até porque “Juntos Somos Mais Fortes”! Um espetáculo emocional, intenso e uma experiência única para todo o público é a promessa dos AMOR ELECTRO, que sobem ao palco no dia 10 de junho com muita energia e emoção.
Oriundos de Vila Nova da Barquinha, os Arregaita (& Convidados) dispensam apresentações na terra e na região. Das mãos virtuosas de António Dias (Tony) e da voz límpida de Cândido Godinho saem temas intemporais do rock e da música portuguesa que prometem animar a noite do dia 11.
Em Portugal, gosta de ser conhecida como “Cantora Colorida”. Ana Laíns começa no Fado e nos ritmos da Música tradicional portuguesa, mas vai mais além. Dona de uma voz pura e poderosa, deverá assinar uma das melhores performances da festa (dia 12).
Para o feriado municipal e encerramento da Feira do Tejo está agendado um concerto da Orquestra Ligeira do Exército sincronizado com pirotecnia. Um espetáculo único desta banda militar que agora assinala 40 anos.

A festa brava está de regresso à Praça de Toiros de Vila Nova da Barquinha, a segunda mais antiga de Portugal, representativa de uma forte tradição tauromáquica secular no concelho. O espetáculo taurino que integra o programa da Feira do Tejo realiza-se no dia 11 de junho, com as presenças dos cavaleiros Gilberto Filipe, Paulo Jorge Santos e Marcos Bastinhas e ainda, Grupos de Forcados Amadores de Tomar, Amadores do Montijo e Amadores da Chamusca. À arena sairão três toiros de Pinto Barreiros e três de São Torcato.

Aqui a tradição continua bem viva. Na véspera do dia de Santo António assiste-se ao tradicional desfile de marchas populares. No dia seguinte tem lugar o momento religioso dos festejos, com a missa e procissão em honra do santo casamenteiro. Para ver há diversas exposições e animação de rua pelo parque. Na edição 2017 da Feira do Tejo não irão faltar dança, folclore, insufláveis para os mais novos e diversas provas desportivas, com destaque para mais uma edição do Trail de Santo António com o Castelo de Almourol como pano de fundo, ao entardecer.

O evento é também uma oportunidade para conhecer o Parque de Escultura Contemporânea Almourol (www.barquinhaearte.pt), que nestes dias oferece visitas guiadas pelas 11 esculturas de grandes dimensões, o Castelo de Almourol, monumento nacional que abriu recentemente ao público renovado com um novo projeto de musealização, ou um dos mais recentes espaços de divulgação da ciência em Portugal – o Centro Integrado de Educação em Ciências (www.ciec.vnb.pt). Sem esquecer a gastronomia, baseada nos sabores do rio, que pode ser apreciada nos inúmeros restaurantes do concelho.

Mais uma vez, a parceria do Município de Vila Nova da Barquinha com as associações e entidades do concelho criaram condições para cinco dias de muita diversão junto ao rio Tejo, num espaço de rara beleza.

Consulte os horários e o programa completo aqui.