Município apresenta saldo positivo de 414 mil euros

pacos concelho vnb site

Os Documentos de Prestação de Contas do Município de Vila Nova da Barquinha, referentes ao ano de 2014, foram aprovados pelo Executivo Municipal por maioria (PS - 4 votos), com a abstenção do vereador do PSD, e pela Assembleia Municipal de Vila Nova da Barquinha, por maioria (PS - 13 votos), com a abstenção do PSD (3 votos) e do CDS (1 voto), e contra da CDU (2 votos), nos dias 22 e 30 de abril, respetivamente, e serão enviados ao Tribunal de Contas, nos termos da Lei. Apesar da difícil situação vivida pelas autarquias locais, o Município apresentou um saldo positivo no valor de 414.785,13€.
Relativamente ao nível global da despesa, constata-se que o ano de 2014 foi o período em que a despesa apresentou o valor mais baixo dos últimos quatro anos.
De salientar ainda, o cumprimento do limite da divida, com uma margem absoluta de 3 milhões de euros e com uma capacidade de endividamento de cerca de 800 mil euros.
Foi, também, cumprido o estipulado na Lei do Orçamento, mormente a redução de pessoal e o limite de endividamento.
O Município de Vila Nova da Barquinha, reconhecendo a importância dos desafios e obrigações com que se defrontou, nomeadamente o pagamento das despesas do novo Pavilhão Municipal e das obras no Castelo de Almourol, entre outras, vem firmando a necessidade de equilibrar as suas finanças, suportando os seus encargos com recurso a receitas próprias, não utilizando a sua margem de endividamento de médio e longo prazo. O Município de Vila Nova da Barquinha, fica, assim, entre as autarquias com contas equilibradas ao longo dos últimos três anos e despesas com pessoal e com a aquisição de serviços inferiores a 35% da receita média arrecadada.