Município cede viatura ao Centro de Saúde

veiculo centro saude

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha cedeu uma viatura nova à Unidade de Cuidados na Comunidade Almourol (UCC Almourol), para que esta organização possa reforçar a prestação de cuidados de saúde, apoio psicológico e social, no âmbito domiciliário e comunitário, a utentes que residam no concelho de Vila Nova da Barquinha.

A viatura foi entregue hoje, dia 14 de abril de 2015, pelas 15 horas, pelo Presidente da Câmara, Fernando Freire, à Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Médio Tejo, Maria Sofia Theriaga Mendes Varanda Gonçalves, na presença do Coordenador da USF Barquinha, Joaquim Branco, numa cerimónia presenciada pelos profissionais de saúde daquela unidade, junto ao Centro de Saúde de Vila Nova da Barquinha.

“A oferta desta viatura será uma mais-valia para que a equipa de profissionais da UCC consiga prestar serviços básicos de saúde ao domicílio aos munícipes que têm dificuldade em deslocar-se", referiu o presidente da autarquia, Fernando Freire.

A prestação de cuidados de saúde primários à população da área geográfica do Concelho de Vila Nova da Barquinha é assegurada pelo Centro de Saúde de Vila Nova da Barquinha, onde funciona a Unidade de Saúde Familiar Barquinha (USF Barquinha), a Unidade de Cuidados na Comunidade Almourol (UCC Almourol), estando nesta implementada uma Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI).

O Centro de Saúde de Vila Nova da Barquinha serve cerca 8200 utentes, sendo na atual conjuntura, imprescindível uma estreita articulação entre os ACES Médio Tejo e a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, com vista a uma criteriosa gestão de recursos de modo a garantir qualidade, continuidade e acessibilidade daqueles utentes a cuidados de saúde.

O veículo cedido pelo Município servirá única e exclusivamente para a deslocação em serviço dos profissionais em funções no Centro de Saúde de Vila Nova da Barquinha, nomeadamente, elementos da USF Barquinha, da UCC Almourol e da Equipa de Cuidados Continuados Integrados, para prestação de cuidados de saúde, apoio psicológico e social, no âmbito domiciliário e comunitário, a utentes que residam no concelho de Vila Nova da Barquinha.