Barquinha vai ter viatura elétrica para a saúde

centro saude web

A prestação de cuidados de saúde primários à população da área geográfica do Concelho de Vila Nova da Barquinha é assegurada pelo Centro de Saúde de Vila Nova da Barquinha, onde funciona a Unidade de Saúde Familiar Barquinha (USF Barquinha), a Unidade de Cuidados na Comunidade Almourol (UCC Almourol), estando nesta implementada uma Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI).
Tem sido uma preocupação do Município facilitar a mobilidade de técnicos de saúde e das populações no acesso a este bem essencial. Neste sentido, a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha aprovou, por unanimidade, na última reunião do executivo, o protocolo de colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), para a aquisição de uma viatura elétrica, no âmbito da Candidatura Unidades Móveis de Intervenção Precoce / Unidades Móveis para Cuidados de Saúde na Comunidade.
Desta forma, os serviços de saúde estão mais próximos das populações, evitando deslocações e facilitando a vida aos cidadãos. O veículo terá uma equipa de saúde e a gestão será feita pelo ACES Médio Tejo em parceria com o município.
Já em abril de 2015, a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha cedeu uma viatura nova à Unidade de Cuidados na Comunidade Almourol (UCC Almourol), para reforço da prestação de cuidados de saúde, apoio psicológico e social, no âmbito domiciliário e comunitário, a cerca de 8200 utentes e reforça agora, com este novo protocolo, o apoio à prestação de cuidados de saúde com a aquisição deste novo veículo.