Município apresenta saldo positivo de 696 mil euros

barquinha parque

Os Documentos de Prestação de Contas do Município de Vila Nova da Barquinha, referentes ao ano de 2015, foram aprovados pela Câmara e Assembleia Municipal, nos dias 27 e 29 de abril, respetivamente.

O executivo aprovou os documentos por maioria (4 votos PS), com a abstenção do vereador do PSD. Já no órgão deliberativo a homologação das contas tiveram uma votação favorável por maioria (13 votos PS), com a abstenção do PSD (4 votos), e contra da CDU (2 votos).

Apesar do panorama económico e financeiro pouco favorável para as autarquias locais, o Município apresentou um saldo positivo no valor de 696 mil euros, com um saldo de gerência orçamental para 2016 de 348.170,91€.

No exercício de 2015 destaca-se também a redução da dívida a fornecedores em 33,24%, relativamente ao ano anterior.

O Município de Vila Nova da Barquinha, reconhecendo a importância dos desafios e obrigações com que se defronta, firmando a necessidade de equilibrar as suas finanças municipais, tem suportado os seus encargos com recurso a receitas próprias não utilizando a sua margem de endividamento a médio e longo prazo, reduzindo a sua dívida total em 9,98%, registando igualmente uma diminuição nas despesas com pessoal de 6,83%.

Relativamente ao nível global da despesa, constata-se que em 2015 a mesma foi reduzida em 18,61%, não existindo pagamentos em atraso, sendo o prazo médio de pagamento de 55 dias.

O exercício económico findo cumpriu todas as regras de equilíbrio e contenção das contas públicas. Os documentos aprovados serão enviados ao Tribunal de Contas, nos termos da Lei.