I Encontro de Cultura Tradicional do Ribatejo

Palestras
24-06-2017 09:00
Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha - Largo do Primeiro de Dezembro 22, 2260-432 Vila Nova da Barquinha, Portugal

Região especialmente heterogénea, o Ribatejo, carece de uma análise social e cultural que permita perceber a sua matriz conceptual em volta da qual a ideia de Região se estruture e desenvolva.
Se a identidade cultural, seja a que nível de abrangência for, é feita de identidades múltiplas, o Ribatejo pode e deve ser visto, precisamente, como oportunidade e cadinho de análises experimentais multivalentes e diversificadas, como diversificadas são as matrizes culturais e, até sociais, em presença.
Na sequência de anteriores ações, mais específicas, desenvolvidas pelo Fórum Ribatejo, o I Encontro de Cultura Popular do Ribatejo (realizado em parceria com a Câmara Municipal da Barquinha) surge, agora, como necessidade de refletir o Ribatejo e dar mostra da produção teórica que os últimos anos têm permitido fazer emergir nesta região.
Procura interrogar o que podemos compreender, hoje, à luz dos mais atuais e diversos conhecimentos; em temáticas como identidade, mitologia regional, trabalho, relações sociais e de género, saúde e alimentação.
Com um leque temático abrangente e interpelando investigadores de áreas diversas, o I Encontro de Cultura Popular do Ribatejo visa, assim, lançar um debate que se mantém atual e que corresponde aos interesses de um número crescente de investigadores e de público:
Quais as razões que sustentam, hoje, a manutenção de uma ideia de Ribatejo?
Isto, numa altura em que as regiões administrativas terminaram, já, há muito e os próprios distritos (no nosso caso quase coincidentes), desapareceram igualmente.

Dirigindo-se, naturalmente, a todos os profissionais das áreas da cultura e do social, assim como à comunidade científica e, em especial, aos investigadores das áreas das ciências sociais, professores dos diversos graus de ensino, técnicos culturais da administração regional e autárquica e profissionais de turismo e património.
Todos os segmentos, afinal, de um público-alvo particularmente alargado.

Linhas temáticas
- As mitologias ribatejanas; funcionalidades ontem e hoje.
- O trabalho e as relações de género na cultura ribatejana.
- Terapêuticas, saúde e condições alimentares.
- Identidades culturais e variabilidades num contexto de contemporaneidade.

09h30 - Abertura do Evento

10h00 - Painel 1
Moderador: António Matias Coelho
Património imaterial da região de Abrantes - Associação Palha de Abrantes