Caminhos do Ferro

Última data
15-04-2018 11:00
Vila Nova da Barquinha - Largo do Primeiro de Dezembro, 2260-403 Vila Nova da Barquinha, Portugal

13 ABRIL

11:00 | Escola D. Maria II
TEATRO DE RUA / CIRCO CONTEMPORÂNEO
Dragonologia
Projeto EZ
Uma criatura de outros mundos, percorre as ruas da região em busca de novas experiências.
“Tiro”, um dragão com três metros de comprimento, ainda está a crescer e só quer conhecer novas pessoas e vilas e cidades, acompanhado do seu dono, “Liro”. Ao contrário de outros dragões, “Tiro” é inofensivo e caminha connosco apenas em busca de afectos. Uma criação da Companhia Projeto EZ que funde a cenografia e o teatro através dos veículos únicos criados por João Pinto.

21:00 | Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha
TEATRO DE RUA / CIRCO CONTEMPORÂNEO
Irakurriz Shakti Olaizola
Ficamos imersos no peculiar mundo feminino através de Shakti Olaizola e o seu “Irakurriz. Ela traz os seus livros, como que os diferentes capítulos de uma história cheia de memórias, descobertas, reações, sonhos… Brinca com situações e objetos do seu dia-a-dia, descobrindo as suas memórias e partilhando com o público. Ações diárias e objetos transformam-se num espetáculo, desafiando o movimento, a voz, o equilíbrio, a dança e a contorção. Como irá terminar esta viagem? O silêncio de quem observa o seu mundo instala-se desde o início do espetáculo.

14 ABRIL

22:00 | Igreja Matriz da Atalaia
Pedro Jóia
Observar Pedro Jóia e a sua guitarra é vislumbrar um único corpo. Nada é mecânico, nada é robotizado, tudo é intimidade. A ausência de olhar, as pálpebras fechadas que comunicam o caminho para a fusão do músico com o instrumento é uma voraz imagem que nos assalta sobre um fundo preto em que todas as cores do cancioneiro português dançam ao som de outros dois corpos humanos de acordeão e baixo vestidos. Uma viagem pelo fado, o flamenco, o Brasil e o jazz pelas mãos e pálpebras de um dos maiores nomes da guitarra em Portugal.

15 ABRIL

18:00 | Igreja Matriz de Tancos
Sopa de Pedra
Em terra de amantes da música tradicional portuguesa, Barquinha, o grupo vocal feminino vai deixar a sua marca com um fim de tarde de celebração da identidade lusa… com viagens por outros países como Israel ou Espanha. Tal como no conto popular da Sopa de Pedra, a criação musical começa com uma base simples - uma pedra, uma tradição, uma melodia, um cantar - a que, ao longo do tempo, se vão adicionando novas facetas e novas vozes até surgir uma harmonia viva que, de cada vez que se canta, ou de cada vez que se junta um amigo, se reinventa.

13, 14 e 15 ABRIL

13, 14 e 15 abr | 15:00
15 abr | 11:00
PERCURSOS ARTÍSTICOS
Lara Soares
Local: Exterior do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha
Doutoranda em Educação artística e Mestre em Prática e Teoria do Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a artista, que se licenciou em Artes Visuais na Escola de Artes de Caldas da Rainha, tem colaborado com diferentes estruturas da arte contemporânea. Na área da criação realizou várias exposições, apresentações e comunicações sobre o seu processo criativo em Desenho e performatividade. Em 2010 foi convidada para o programa de artistas em residência na Faculdade de Belas Artes do Porto e para a Universidade Det Tverrfaglige Kunstintutt I boerum em Oslo, Noruega. Integrou a equipa da Guimarães Capital da Cultura e continua como membro da equipa de serviço educativo do Centro Cultural Vila Flor.

Espetáculos integrado no programa cultural em rede CAMINHOS DO FERRO, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e cofinanciado pela União Europeia (PT2020 e CENTRO2020).

Entrada livre

Todas as datas