Palavras Soltas com Sara Cura

Palestras
06-11-2019 18:30
Centro de Estudos de Arte Contemporânea - R. da Barca, 2260 Vila Nova da Barquinha, Portugal

Conversa sobre o tema “Um livro por escrever", conduzida por Carlos Vicente.

Natural de Vila Nova da Barquinha, Sara Cura exerce funções de Técnica Superior no Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado no Vale do Tejo, em Mação, desde setembro de 2003.
É Licenciada em História Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Possui um Diplôme d’Etudes Approfondies en Prehistoire-Ethnologie-Anthropologie, pela Sorbonne Université - Faculté des lettres (Paris). É Doutora em Quaternário, Materiais e Culturas (Arqueologia Pré-Histórica) pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É Docente no Mestrado Erasmus Mundus de Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre promovido pelo Instituto Politécnico de Tomar Unversisad de Tarragona (Espanha), Museu de História Natural de Paris (França) e Universidade de Ferrara (Itália). É coordenadora de diversos trabalhos de Arqueologia de campo e laboratório em contexto de investigação científica e de salvamento, em particular em contextos de Pré-História Antiga. É autora de várias publicações nacionais e internacionais sobre Pré-História, Geo-arqueologia em contextos fluviais, Indústrias líticas, Didática da Pré-História e Arqueologia Experimental. É pesquisadora do Grupo de Quaternário e Pré-história do Centro de Geociências UId73 FCT. É Coordenadora dos Laboratório de Quaternário e Indústrias Líticas do Instituto Terra e Memória. É consultora científica nas áreas de Pré-História Antiga, Geo-Arqueologia e Didática da Pré-História. É membro da União Internacional das Ciências Pré-Históricas e Proto-Históricas. É membro da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia. É membro da Associação dos Arqueólogos Portugueses Área de atuação científica: Estudo do comportamento adaptativo e das estratégias de ocupação do território de caçadores-recolectores no Plistocénico Médio e superior e Holoceno Especialização em tecnologia lítica e estratégias de gestão de matéria-prima em sociedades de caçadores-recolectores e comunidades agro-pastoris Especialização em socialização do conhecimento em Arqueologia Pré-Histórica Museografia Arqueologia Experimental.

Promotor: Município de Vila Nova da Barquinha
Entrada livre