Barquinha integra nova empresa intermunicipal de gestão e tratamento de resíduos

rstj web

Vila Nova da Barquinha é um dos 10 municípios fundadores da RSTJ - Gestão e Tratamento de Resíduos, E.I.M., S.A., a nova empresa intermunicipal responsável pela recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos, criada em fevereiro de 2019. Após a aprovação, na reunião do executivo camarário do dia 14 de fevereiro de 2018, a adesão foi também aprovada na sessão da Assembleia Municipal de 20 de dezembro último.

A RSTJ vai suceder à Resitejo - Associação de Gestão e Tratamento dos Lixos do Médio Tejo, uma associação de direito privado que foi extinta na sequência deste processo. Além de Vila Nova da Barquinha integram a nova entidade os municípios de Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Torres Novas, Tomar, Santarém e Chamusca, local da sua sede social e instalações (Eco Parque do Relvão).

A sociedade tem por objeto não só a exploração e gestão de resíduos urbanos como também a limpeza urbana. Exerce atividades no âmbito das energias renováveis e valorização energética obtida a partir de resíduos. Pode ainda exercer funções na área dos sistemas de informação geográfica, defesa ambiental e outras atividades inerentes à captura, alojamento e abate de canídeos e gatídeos e outras espécies.

Crédito fotográfico: Armanda Ferreira, CM Torres Novas