Bombeiros inauguram Galeria Santo António

bvb site

A nova galeria de exposições de Vila Nova da Barquinha foi inaugurada no passado dia 9 de junho. Antiga escola primária, o edifício sofreu obras para se transformar no mais recente espaço expositivo de uma vila cada vez mais apostada em atrair visitantes e dinamizar a sua economia através das artes.

Instalada no centro histórico da Vila, junto à Igreja Matriz, a galeria batizada por inspiração do padroeiro da vila abriu portas com a Exposição “Bombeiros Voluntários de Vila Nova da Barquinha – 90 Anos ao Serviço da Comunidade”.

Fernando Freire, Presidente da Câmara Municipal, e António Ribeiro, Presidente da AHBVVNB, descerraram a placa de inauguração, momento que assinalou também o arranque de mais uma edição da Feira do Tejo, a decorrer em Vila Nova da Barquinha até ao dia 14 de junho.

A Galeria Santo António dispõe de duas salas e integra-se no projeto “Mercado da Artes”, uma medida de regeneração urbana com base na temática da arte.

A recuperação do edifício de traça tradicional, que se encontrava desativado, na Rua Marechal Carmona, irá permitir a divulgação do património regional e apoiar a divulgação de artistas emergentes do concelho.

A realização deste investimento cria um novo ponto de interesse no circuito expositivo de Vila Nova da Barquinha, do qual já fazem parte o Parque de Escultura Contemporânea Almourol com a sua exposição permanente de 11 peças e a Galeria do Parque.

O projeto resulta da candidatura para “Refuncionalização da EB1 de Vila Nova da Barquinha em salas de exposições – Galeria St.º António” que foi aprovada no âmbito do PRODER / Melhoria da Qualidade de Vida, do Sub Programa 3 da ADIRN - Acção / Subacção: Conservação e Valorização do Património Rural. Com investimento total de cerca de 70.000 euros, esta obra teve um financiamento de 41.860,70 euros.