Barquinha inaugura Viveiro de Empresas na escola

veae SITE

Destinado a acolher os projetos do jovens empreendedores do concelho, foi inaugurado no dia 5 de fevereiro de 2015, na Escola D. Maria II, em Vila Nova da Barquinha, o 1.º Viveiro de Empresas em Ambiente Escolar do nosso país.

O VEAE funciona nas instalações daquele estabelecimento escolar e consiste num espaço exclusivamente destinado ao desenvolvimento e criação de ideias de negócio, com meios e equipamentos próprios. Desafiar os jovens a pensar e criar empresas desde tenra idade é o grande objetivo desta medida.

O projeto surgiu na sequência da iniciativa “Empreendedorismo na Escola”, que envolve 4 turmas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico do concelho de Vila Nova da Barquinha e que tem como principal promotor o Agrupamento de Escolas, com a parceria do Município, Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, Tagusvalley, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Instituto Politécnico de Tomar e Associações de Pais.

No âmbito do projeto em que participam cerca de 100 alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, a Câmara Municipal criou o “Prémio Municipal de Empreendedorismo em Ambiente Escolar”, uma medida inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Económico "Barquinha 2020", como forma de incentivar os jovens empresários. Os resultados serão anunciados no final do ano letivo.