Barquinha à mesa: seguramente, com todo o gosto

enguias site

Enguias fritas ou de molhata, caldeiradas, sopa de peixe do rio, fataça na telha, em lombos ou grelhada, açorda de sável e arroz de lampreia, são desde há décadas excelentes pretextos para visitar Vila Nova da Barquinha.
Além dos paladares inesquecíveis que o rio nos traz, aqui também o sabor do azeite das nossas oliveiras é único. É com este produto do nosso concelho, terra de olivais e lagares, que se cozinham pratos como a sopa de couve com feijão, petingas no forno, polvo e bacalhau à lagareiro, entre outras iguarias.
Doce de pão, parece bem para terminar?
Uma herança gastronómica confecionada com toda a mestria nos nossos restaurantes, que já se transformou numa marca deste concelho ribeirinho.
A estas receitas tradicionais somamos os sabores do mundo e a nova cozinha de autor.
Servimos com a simpatia de sempre, agora com segurança reforçada.
Visite os restaurantes do concelho de Vila Nova da Barquinha, Terra de Sorrisos!

Pode escolher qual os restaurantes a visitar aqui.

Azeite anima gastronomia do concelho

enguias azeite

Vila Nova da Barquinha volta a celebrar o azeite, um ingrediente fundamental na história do concelho, entre 9 de novembro e 8 de dezembro de 2019. A mostra gastronómica “À mesa com azeite” vai na sua 19.ª edição consecutiva, conta a participação de 11 restaurantes e tem como objetivo dinamizar o turismo e a economia local, homenageando o azeite.

A iniciativa da Câmara Municipal pretende realçar a importância do produto neste território, em tempos um imenso e generoso olival que fornecia matéria-prima para alimentar a laboração de cerca de duas dezenas de lagares. De tal forma que as oliveiras fazem parte do brasão do Município. A autarquia quer também divulgar este produto saudável e característico da dieta mediterrânica.

Para preservar esta memória, nada como apreciar o azeite à mesa. Durante um mês, os restaurantes aderentes servem iguarias como petingas no forno, polvo à lagareiro, sopa de couve e muitas outras receitas que têm no azeite o ingrediente essencial.

Este ano, os comensais poderão provar o azeite novo nos restaurantes Almourol (Tancos), Café Estrela (Praia do Ribatejo), Carroça (Limeiras, Praia do Ribatejo), Chico (Praia do Ribatejo), Grelhados na Pedra (V. N. Barquinha), Loreto (V. N. Barquinha), Ribeirinho (V. N. Barquinha), Soltejo (V. N. Barquinha), STOP (Atalaia), Tasquinha da Adélia (V. N. Barquinha) e Trindade (V. N. Barquinha).

Mais informações sobre os restaurantes aqui.