1º Festival Street Food em Vila Nova da Barquinha

street food site

A Avenida dos Plátanos, junto ao parque ribeirinho, foi o local escolhido para acolher o 1.º Festival de Street Food de Vila Nova da Barquinha. De 12 a 14 de julho, o evento contará com a presença de seis Food Trucks - Icon Pizza, Coal, Sabores no pão, Sir Strong (Medieval Food), Merenda Portuguesa e Don Gelatto.
A iniciativa da Câmara Municipal aposta forte na animação durante todo o fim-de-semana, começando na sexta-feira, dia 12, com as atuações de Nuno Barroso “Alémmar” (22h) e do DJ Gonçalo (23h).
No sábado, dia 14, o programa inicia-se com teatro de rua/ novo circo vindo de França - Cirque Rouages, que apresentarão a peça “Boate” junto ao Centro Cultural - inserido no Programa Cultural em Rede Caminhos da Água (18h), seguindo-se o jazz da dupla “Mano a Mano” (21h) no Auditório do CCB. A noite continua com Banda New Look (22h) e mais tarde o DJ João Alves (23h30).
No domingo, 14 de julho, último dia do evento, os mais novos podem usufruir dos Insufláveis gratuitos no parque (16h às 20h). À noite regressa o teatro de rua/ novo circo, desta vez com a atuação dos britânicos Avanti Display, que apresentam a peça “Full Circle”, às 21h.

Horário do Festival:
Dia 12 (6ª feira) – 16h – 01h00
Dia 13 (Sábado) – 12h – 01h00
Dia 14 (Domingo) – 12h – 23h00

À mesa com azeite anima gastronomia

azeite

«Andou por Seca e Meca e olivais de Santarém». O dito popular atesta a importância da olivicultura no Ribatejo. Vila Nova da Barquinha não é exceção: provam-no as duas oliveiras do brasão de armas do concelho, que chegou a ter mais de vinte lagares de azeite no século passado.

Entre 7 de novembro e 6 de dezembro, os restaurantes que aderem à mostra gastronómica «À mesa com azeite» lembram a tradição, dando a provar o azeite novo. Este ano os comensais poderão experimentar iguarias como as Petingas no Forno com Azeite, o Bacalhau à Lagareiro, a Sopa de Couve com Feijão, o Polvo à Lagareiro, entre outras.

A iniciativa do Município de Vila Nova da Barquinha, que se realiza há 15 anos consecutivos, tem como objetivo divulgar o azeite e a sua importância e tradição no concelho.
Em Vila Nova da Barquinha, o azeite sempre foi um importante motor da atividade económica pois em tempos um imenso e generoso olival fornecia matéria-prima para alimentar a laboração de cerca de duas dezenas de lagares.

O azeite é um dos produtos alimentares mais antigos do mundo e tem vários benefícios para o ser humano pois combate o envelhecimento, aumenta os níveis do chamado “bom colesterol” (HDL), previne doenças cardiovasculares e ajuda na diminuição da pressão arterial, protege o sistema digestivo e ajuda nas suas funções além de prevenir vários tipos de cancro graças às suas propriedades antioxidantes.

Restaurantes Aderentes:
- Almourol (Tancos)
- Carroça (Limeiras, Praia do Ribatejo)
- Chico (Praia do Ribatejo)
- Recanto da Barquinha (V. N. Barquinha)
- Ribeirinho (V. N. Barquinha)
- Rotunda (V. N. Barquinha)
- Soltejo (V. N. Barquinha)
- STOP (Atalaia)
- Tasquinha da Adélia (V. N. Barquinha)
- Trindade (Moita do Norte)

+Informações sobre os restaurantes em: