Rastreio de Cancro da Mama em Vila Nova da Barquinha

rastreio cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro irá realizar um Rastreio de Cancro da Mama no Concelho de Vila Nova da Barquinha entre 12 e 30 de Outubro de 2015.

Se tem entre 45 e 69 anos de idade, responda ao nosso convite. O exame é simples e gratuito!
A Unidade Móvel encontra-se estacionada junto ao Centro de Saúde de Vila Nova da Barquinha e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 18:30.

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha irá proporcionar transportes em autocarro do Município, gratuitamente, devendo as interessadas solicitá-lo nas juntas de freguesia - ATALAIA (até dia 14 out), MOITA DO NORTE E BARQUINHA (até dia 14 out), PRAIA DO RIBATEJO (até dia 16 out) e TANCOS (até dia 19 out).

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), associação cultural e de serviço público fundada em 1941, exercendo as suas atividades de acordo com os estatutos, tem, entre outras, a finalidade de promover a prevenção do cancro.

Destas doenças, destaca-se o cancro da mama, expresso pela elevada taxa de mortalidade, sendo, por isso, um importante problema de saúde para a população portuguesa.

Desta forma, no sentido de atenuar o flagelo que representa esta patologia, a Liga Portuguesa Contra o Cancro promoveu o Programa de Rastreio do Cancro da Mama, integrado o Plano Oncológico Nacional e no Programa Europeu Contra o Cancro, tendo como objetivos a deteção do cancro da mama num estádio o mais precocemente possível, aumentando, assim, as possibilidades de cura, proporcionando um tratamento menos agressivo, incrementando a sobrevivência (com maior qualidade de vida) e diminuindo a mortalidade desta doença.

Para a consecução deste programa são utilizadas unidades móveis e fixas, guarnecidas por técnicas credenciadas em radiologia, que executam os respetivos exames às mulheres (convidadas, através de carta personalizada, a participar) com idade compreendida entre os 45 e os 69 anos, grupo etário a que se destina o rastreio.

Posteriormente, os exames são avaliados por uma equipa de médicos radiologistas, que elaborarão os respetivos relatórios.