Paços do Concelho “pintam-se” de azul no mês da prevenção dos maus tratos

pacos concelho azul web

O edifício dos Paços do Concelho de Vila Nova da Barquinha vai pintar-se de azul, durante o mês de abril de 2021, para assinalar o “Mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”. O Município e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) voltam a associar-se a esta iniciativa global, com um conjunto de atividades alusivas a esta temática.
Ao longo do mês de abril, a fachada da Câmara Municipal, na Praça da República, vai ser iluminada com luzes azuis, como forma de chamar a atenção das pessoas para a importância da prevenção dos maus tratos na infância.
Anualmente, a campanha Laço Azul surge como forma de consciencializar a população para a parentalidade positiva, sendo fundamental o envolvimento comunitário.
O mês de abril como “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” assinala-se nos Estados Unidos desde 1983 e em diversos países europeus desde o início deste século, com o objetivo de alertar para a prevenção dos maus tratos a que muitas crianças e jovens são ainda hoje sujeitos.

Município solicita contributo das famílias para elaborar plano local de proteção de crianças e jovens

projeto adelia web

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Nova da Barquinha (CPCJVNB), aderiu ao Projeto Adélia - Apoio à Parentalidade Positiva, promovido pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. “Juntos na parentalidade positiva” é o lema desta iniciativa, co-financiada pelo PO ISE.

O Projeto Adélia reflete o crescente empenho da Comissão Nacional no desenvolvimento de medidas de política para a construção da parentalidade livre de violência e promoção de comportamentos parentais respeitadores dos melhores interesses e direitos da criança, numa lógica comunitária, sistémica e com foco na prevenção.

No âmbito deste projeto, a participação das famílias é essencial para a elaboração do Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens.

O Município de Vila Nova da Barquinha, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), solicita o contributo de todas as famílias do concelho nesta consulta pública, a decorrer durante todo o mês de abril, a qual visa promover uma melhor implementação da Convenção sobre os Direitos da Criança, bem como, identificar possíveis medidas e estratégias de atuação nesta matéria.

Para participar, basta aceder em https://docs.google.com/forms/d/1SzfH6bWYet8-L2z833BbBIlBdrSLoUG0JUjDWTqWS_Q/edit?usp=sharing.